Tapete Persa na Decoração

Tradição, requinte e história: saiba tudo sobre os tapetes persas!

Tradição, requinte e história: saiba tudo sobre os tapetes persas!
Avalie esse Post

Alguns povos são conhecidos pela tradição e qualidade na confecção de tapetes. Os mais famosos talvez sejam os persas, povo tradicional que hoje vive no Irã. Eles fabricam os tradicionais tapetes persas, peças extremamente nobres e com uma história de vários séculos:

A história dos tapetes persas

Não se sabe exatamente quando surgiu o primeiro tapete persa. Contudo, é certo que os pioneiros em sua confecção foram as tribos nômades persas. Apesar de sua inigualável beleza, no início, eles tinham uma função prática. Esses eram usados como tapetes para sala, mantendo a temperatura e dispensando o uso de peles de animais.

A tecelagem artesanal

história do tapete persaO que faz os tapetes persas tão nobres é seu processo de confecção totalmente manual. Para que 1m² de tapete fique pronto é preciso um tempo de um ano! Uma peça completa pode levar até 4 ou 5 anos para ser concluída. Além disso, eles são feitos com materiais nobres, como seda e lã de ovelha, além de fios de metais preciosos, como o ouro.

Todo este cuidado tem seu preço: um tapete persa de fabricante tradicional pode facilmente ultrapassar a casa dos 100 mil reais! Por outro lado, a peça fica na família por gerações: pode durar um século.

O design tradicional

O fato de as tribos pioneiras na confecção de tapetes persas serem nômades faz com que existam vários designs, cada um influenciado pelas regiões onde eles passaram. Ainda assim, suas cores vibrantes são marca registrada das peças. Elas são tradicionalmente derivadas de corantes naturais, usados até hoje pelos tecelões tradicionais – a maior parte da indústria, entretanto, já aderiu às tintas artificiais.

Tapetes São Carlos com inspiração persa

Um tapete persa autêntico é sinônimo de luxo, é inalcançável para muitos. Para a sorte de quem admira essa arte, fabricantes criam peças com design inspirado no oriente e os vendem por preços muito mais acessíveis. É o caso da Tapetes São Carlos, que oferece diversos produtos perfeitos para quem quer trazer a arte da tapeçaria persa para dentro de casa.

 

Você também poderá gostar:

>>Veja como usar tapetes na Decoração Industrial!

>> Tapetes na Decoração Escandinava – confira!

Posted in #DicasCasaBrasil, Inspirações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *