tapetes e cores

Tapetes e cores: o que levar em conta no momento da escolha

Tapetes e cores: o que levar em conta no momento da escolha
Avalie esse Post

Escolher a cor do seu tapete, a menos que você já tenha uma ideia definida, pode se tornar uma atividade desafiadora. Afinal de contas, são infinitas as combinações e variações na tonalidade das cores. Por isso, para te ajudar nessa tarefa vamos primeiro falar um pouco sobre psicologia, mais especificamente a psicologia das cores. Abaixo você confere os pontos positivos de algumas cores que podem ajudar no momento da escolha. :

 

VERMELHO. Físico
Coragem física, força, calor, energia, estimulação.

AZUL. Intelectual
Inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, calma.

AMARELO. Emocional
Otimismo, confiança, autoestima, extroversão, força emocional, criatividade.

VERDE. Balanço
Harmonia, balanço, equilíbrio, paz, consciência ambiental.
.
VIOLETA. Espiritual
Consciência espiritual, visão, luxo, autenticidade.

LARANJA.
Conforto físico, segurança, paixão, abundância, diversão.

ROSA
Tranquilidade física, amor, feminilidade, sobrevivência das espécies.

CINZA
Neutralidade psicológica.

PRETO
Sofisticação, glamour, segurança,

BRANCO
Higiene, claridade, pureza, simplicidade, sofisticação.

MARROM
Seriedade, calor, confiança, suporte.

Como combinar tapetes e cores?

Muitas vezes temos uma enorme dificuldade para combinar cores. E isso não é diferente no caso dos tapetes. Combinar tapetes e cores pode ser uma atividade muito desafiadora. O verde combina com o quê? E o amarelo?

Assim, propomos duas soluções para descobrir quais cores se harmonizam e dão um resultado esteticamente agradável para o ambiente em que você colocará o seu tapete.

A ideia é que você analise o seu espaço, veja quais são as cores predominantes e então busque nos círculos cromáticos abaixo quais são as que se harmonizam.

 

Combinação harmônica das cores

Combinar cores vai se tornar a partir de agora uma tarefa extremamente fácil para você! O círculo cromático, como você pode ver na figura a seguir, é fatiado em 12 pedaços e cada um possui uma cor. Para descobrir quais cores se harmonizam é muito simples. No caso da harmonia complementar, basta você selecionar a cor que deseja combinar. A cor que harmoniza com a escolhida estará diametralmente oposta, ou seja, do outro lado. Assim, como podemos observar nas cores complementares, o vermelho harmoniza com o verde, o azul com o amarelo e assim por diante.

tapetes e cores

 

Já na harmonização análoga você deve escolher uma cor primária. As cores que combinam estarão logo ao lado. O ponto positivo é que a partir da harmonização análoga você consegue uma palheta mais rica de cores para a harmonização do ambiente da sua casa com o seu tapete.

Esse é um método muito simples para escolher tapetes e cores que combinem . Porém, não são apenas as cores que devem ser levadas em consideração. Você também deve pensar no padrão do tapete no momento da compra.

 

Você também pode se interessar por…

>> Como acertar na escolha dos tapetes para os cômodos da casa?

>> Conheça os 5 Melhores Tapetes de 2017

>> 5 Dicas para uma decoração rápida e fácil

Posted in #DicasCasaBrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *