psicologia-das-cores-na-decoracao

Saiba a importância da psicologia das cores na decoração

Saiba a importância da psicologia das cores na decoração
Avalie esse Post

Alguns pais costumam decorar o quarto infantil, especialmente o do bebê, com cores do seu gosto, sem pensar muito na influência que as tonalidades poderão ter sobre a criança.

As cores tem esse poder: há estudos psicológicos e de cromoterapia que comprovam que diferentes tons conseguem exercer efeitos no humor e comportamento da pessoa, independentemente de sua idade. Então, quais cores são as melhores cores para decorar o quarto infantil? Confira dicas de tons que são os mais indicados e seus significados!

Branco

quarto infantil branco

Cor neutra que simboliza pureza, esterilidade e paz. Nas pessoas, ela estimula a calma e renova energias. O branco funciona bem em quartos infantis, pois permite brincar com outras tonalidades nos móveis e acessórios, como tapetes para quarto, dando um charme especial à  decoração.

 

Tons pastéis

Quarto de Bebe Azul Pastel

Entram nessa lista o rosa, azul e amarelo claro, além do lilás. Esses tons são perfeitos para o quarto do bebê, pois são mais suaves e calmos, menos estimulantes, proporcionando sensação de aconchego.

Com essas tonalidades os bebês conseguem descansar melhor e se sentem mais reconfortados. Cada cor tem um significado especial:

Rosa: provoca sensação de relaxamento, perfeita para boas noites de sono e descanso. Essa é a tonalidade que evoca empatia e feminilidade;

Azul: possui efeito calmante, diminui a agressividade e ansiedade. Além disso, a cor ajuda a passar sensação de atmosfera fresca;

Amarelo: proporciona felicidade e aumenta a concentração, além de estimular a memória. Por isso, também é uma tonalidade perfeita para quartos de adolescentes;

Lilás: cor relaxante associada à sabedoria e espiritualidade, esse tom transmite sensação de calma. Ideal para garantir um descanso reparador.

 

Cores vibrantes

quarto de bebê com tapete redondo laranja

Ótimos exemplos são o vermelho e laranja, tonalidades quentes que apresentam significados distintos:

Vermelho: cor muito estimulante que remete à energia, desde que usada com parcimônia, unindo-a a tons claros, pois o excesso de vermelho pode trazer irritabilidade;

Laranja: além de estimular a interação social, representa conforto e aconchego por ser mais quente.

É importante citar que o excesso de estí­mulo prejudica o bebê, portanto, cores vibrantes devem ser usadas com cuidado, aparecendo numa só parede ou em detalhes, como no tapete infantil.

Já no caso do quarto de adolescente há uma maior flexibilidade, com a possibilidade de utilização em móveis, o que dará uma cara moderna à decoração.

Posted in #DicasCasaBrasil, Inspirações.

4 Comments

  1. Pingback: Como renovar o tapete velho em casa | Casa Brasil

  2. Pingback: Como decorar quarto de recém nascidos - Casa Brasil Tapetes

  3. Pingback: Dicas de Decoração Vintage - Casa Brasil Tapetes

  4. Pingback: Como escolher o Tapete para Sala - Casa Brasil Tapetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *