piso vinílico instalação

Piso vinílico: tudo o que você precisa saber sobre a instalação!

Piso vinílico: tudo o que você precisa saber sobre a instalação!
Avalie esse Post

Você recentemente adquiriu seu piso vinílico em réguas da Casa Brasil Tapetes e agora está pensando em como instalá-lo. Será que você consegue fazer a instalação sozinha? Ou é preciso contratar alguém?

A resposta para a primeira pergunta é sim. Você mesma pode realizar a instalação de seu piso vinílico! E você vai ver que não é difícil.

Já para a segunda pergunta a resposta é depende.

Mas depende do quê? Simples: do contrapiso. Ou melhor, da situação do seu contrapiso. Como você verá mais abaixo, é importante que seu contrapiso apresente algumas características essenciais para que possa receber a instalação de um piso vinílico.

Mas, primeiro, algumas orientações gerais.

Calcule antecipadamente a quantia de material que será utilizada. Assim, você acaba evitando gastar dinheiro. Porém, lembre-se de incluir em seus cálculos uma porcentagem a mais sobre a área de superfície total de piso vinílico a ser comprado. O indicado é que você multiplique a largura e o comprimento do ambiente, obtendo assim a área. Após isso, multiplique o valor obtido anteriormente por 1,10.

O valor obtido representa uma perda de 10% do total. Um valor que é admissível. Afinal de contas, é melhor sobrar um pouco para evitar apuros de última hora.

Agora sim. Chegou o momento de colocar mãos à obra!

piso vinílico

O contrapiso

É importante que o contrapiso esteja limpo, regularizado e seco. Lembre-se que você deve dar uma atenção muito especial no momento do preparo do contrapiso. Imperfeições ou um desnivelamento podem acabar prejudicando a instalação de seu piso vinílico.

A cola para piso vinílico

A “cola” para piso vinílico tem a aparência de uma pasta cremosa. E você irá encontrá-la com o nome de adesivo para piso vinílico. Esses adesivos são responsáveis por fixar a parte inferior do piso vinílico ao contrapiso.

Para utilizar o adesivo é simples: basta que você, com o auxílio de uma desempenadeira, distribua uniformemente o líquido viscoso no contrapiso. É importante que você siga as orientações de aplicação do adesivo fornecidas pelo fabricante. Porém, após ter espalhado homogeneamente o adesivo no contrapiso, a recomendação é que você aguarde 15 minutos. Quando você tocar a superfície e sentir que seus dedos estão “grudando” na cola você estará pronto a seguir o próximo passo.

Utilize uma desempenadeira para espalhar o adesivo de piso vinílico no contrapiso.

A aplicação do piso vinílico

Comece a instalação do seu piso vinílico a partir da parede, para que assim sempre haja um ponto de referência presente. Um ângulo de 90° formado por duas paredes é um excelente ponto de início, pois assim você terá certeza de que toda a instalação ficará uniforme.

Conforme você for colocando as réguas, atente-se para os limites entres duas réguas diferentes. Certifique-se de que elas estão bem colocadas e que não há nenhum espaço sobrando entre réguas adjacentes.

Para o arremate, utilize um estilete para cortar a manta vinílica de acordo com o espaço que você quer preencher. Mas tenha sempre cuidado com o estilete! Você não vai querer cortar acidentalmente uma parte do piso que já está instalado.

Pronto! Seu mais novo piso está instalado!

Eu mesmo posso instalar um piso vinílico?

Após ter lido o texto, talvez ainda restem algumas dúvidas ou inseguranças sobre instalar seu piso vinílico. É importante notar que a instalação de um piso vinílico é relativamente fácil, não exigindo instrumentos muito específicos. Além disso, ela é extremamente rápida.

Contudo, se você não estiver se sentindo seguro, opte por contratar um profissional. E, mais uma vez: cuidado com o contrapiso. Ele é muito importante para que sua instalação sai conforme o planejado

 

Até mais!

 

Você também poderá se interessar por…

>> Como fazer a limpeza e manutenção de um tapete?

>> Tapetes e cores: o que levar em conta no momento da escolha

>> Dicas rápidas e fáceis de decoração para a sua casa

Posted in #DicasCasaBrasil, Pisos Vinílicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *