Como é feito um tapete persa

Decorar a minha casa com tapete persa? Sim ou não?

Decorar a minha casa com tapete persa? Sim ou não?
Avalie esse Post

Se a decoração da sua casa é mais clássica a dica é utilizar um tapete persa para harmonizar o seu ambiente! Eles são ótimos para salas, banheiros, grandes salões e corredores, além de serem muito utilizados em espaços corporativos, como home offices, salas de espera e consultórios.

Sua história remonta a Antiguidade, quando eram feitos à mão e tingidos com produtos do dia a dia, tais como noz moscada e folhas de videira. Com o passar dos anos, o tapete persa virou artigo de luxo, sendo usado em salões imperiais e palácios. O Tapete Pazyryk é o mais antigo do mundo. É muito difícil achar artefatos arqueológicos que ajudem a montar a história do tapete persa, pois são fabricados por matérias-primas que se degradam com o tempo como a lã e o algodão.

O fato é que apesar de outras técnicas de tear, tingimento e de manufaturas disponíveis atualmente no mercado, o tapete persa ainda registra singularidade e identidade, podendo reforçar a decoração da sua casa e ampliar a sensação de organização e de paz.

Como é feito um tapete persa?

Como identificar tapete persaAlguns iranianos guardaram a forma primitiva de fazer o tapete persa com um tear horizontal. Nele é possível tecer com os fios longitudinalmente. São tapetes personalizados e exclusivos que não se encontram em qualquer mercado árabe. Já os que conhecemos são fabricados por teares verticais, tear de Tabriz ou o tear de feixe de rolo. Neles a tecelagem se inicia por baixo e não ultrapassam o seu próprio tamanho que varia de 3 a 4 metros.

Nós dos Tapetes

Os nós podem ser de dois tipos: o turkbâf , muito utilizado na região da Turquia no qual o fio da matéria-prima se enrola nos fios da urdidura, formando uma espiral. A urdidura são os vários fios, um ao lado do outro, esticados no tear para que a trama possa ser feita. Já o farsbâf, o fio de algodão ou lã faz uma espiral tramando dois fios da urdidura. A forma do nó é diferente e essa prática é a mais utilizada no Oriente como Irã, Iraque, e Afeganistão.

Tamanho dos Tapetes

  • Ghalimaiores de 190×280 centímetros.
  • Dozar: 140X210 centímetros.
  • Kelleghi 200×600 centímetros.
  • Kenareh: 80×250 centímetros.
  • Zaronim: 150×300 centímetros

Como identificar a qualidade do tapete persa?

Você deve estar se perguntando: como identificar um tapete persa? Na verdade, entre o turco e o persa não há muita diferença. Além dos nós serem diferentes, a ornamentação e a organização das artes se diferenciam conforme a cultura e os valores religiosos. Fique atento em como identificar um tapete persa verdadeiro! Geralmente as imagens se refletem atrás da mesma maneira que na frente. Fios soltos, artes assimétricas e preços muito baratos merecem desconfiança.

Você pode também decorar a sua casa com vários outros tipos de tapetes. Confira na Casa Brasil Tapetes um modelo que combine com você e atenda a sua necessidade.

Posted in Acerte no tapete, Sem categoria, Tendências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *