limpeza do tapete

Como fazer a limpeza do tapete e sua manutenção?

Como fazer a limpeza do tapete e sua manutenção?
Avalie esse Post

A manutenção do seu tapete deve ser um processo contínuo e planejado, para que assim ele possa manter seus aspectos originais. A frequência da manutenção deve ser definida de acordo com o nível de tráfego do ambiente em que ele se encontra. Quanto maior for a circulação de pessoas, mais frequente deve ser a manutenção.

Para a manutenção do tapete, dois processos são essenciais: a aspiração e a limpeza. Recomenda-se a aspiração pelo menos uma vez por semana, sempre com o bocal liso. Mas, se o local apresentar uma tráfego muito grande de pessoas, o número de aspirações semanais deve aumentar.

 

limpeza do tapete

Limpeza do tapete

A limpeza do tapete permite remover as sujeiras e eventuais manchas decorrentes de acidentes. De forma geral, recomenda-se que a limpeza de tapetes seja realizada por empresas especializadas, pois eles têm equipamentos específicos para a realização de um trabalho de limpeza profunda. Porém, isso não significa que você não possa limpar seu próprio tapete. E, para isso, reunimos algumas instruções para deixar o processo mais eficiente e prático.

1 Antes de iniciar a lavagem, aspire o tapete.

2 Eliminar as manchas (veja como no quadro mais abaixo).

3 Umedecer toda a superfície do tapete.

4 Diluir detergente líquido neutro.

5 Não utilize escova rotativa tipo enceradeira, pois assim há risco de danificar a superfície (utilizar apenas escovas com cerdas macias).

6 Não deixe o tapete de molho.

7 Enxágue o tapete e tenha cuidado para que saia todo o excesso de detergente.

8 Retire o máximo de umidade que você conseguir. Caso seja necessário, você pode utilizar um aspirador de água.

9 Seque o tapete sem torcer.

10 Deixe o tapete repousando em uma superfície plana, de preferência em um local que tenha incidência solar moderada ou baixa. Evite expor diretamente no sol para que o tapete não desbote.

11 Não pendure o tapete em um varal, pois há risco de vincar a superfície.

12 Vire o tapete ao contrário para que assim tanto a superfície quanto a base estejam suficientemente expostas para a secagem.

13 Não exponha a base de tapetes emborrachados (antideslizantes) ao sol, pois isso pode degradar a borracha.

14 Antes de colocar o tapete em seu lugar original, certifique-se de que ele esteja completamente seco. Assim você evita que ele emita um odor desagradável por conta da umidade retida.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Como acertar na escolha dos tapetes para os cômodos da casa?

>> Tapete para quarto de bebê

>> Como guardar seus tapetes

 

Posted in #DicasCasaBrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *