tapetes para ambientes pequenos

Como decorar ambientes pequenos

Como decorar ambientes pequenos
Avalie esse Post
tapetes para ambientes pequenos

Tapetes para ambientes pequenos devem ser escolhidos com cuidado para não fazer com que eles pareçam ainda menores.

 

Os lançamentos de imóveis têm metragens cada vez menores: o tamanho médio das unidades novas em São Paulo, por exemplo, já está abaixo dos 90 m². Assim, ambientes pequenos são uma constante nos lares de muitas pessoas.

Cômodos menores exigem mais atenção na hora de serem decorados. Alguns erros podem atrapalhar a circulação e fazer com que o ambiente pareça ainda menor. Confira já nossas dicas sobre como decorar ambientes pequenos e torne seu apartamento tão elegante quanto uma mansão!

Planeje

Antes de sequer começar a pensar nas cores das paredes, meça seu ambiente. A decoração deve ser planejada em detalhes para só então você ir às compras. Ao deixar de medir, você corre o risco de investir em peças que não cabem, atrapalham a circulação ou fazem o local parecer ainda menor.

Ambientes pequenos e cores escuras

Alguns arquitetos são taxativos: cores escuras e ambientes pequenos não combinam. Mas não é bem assim! As cores escuras exigem mais cuidado, só isso. É até recomendável separar uma parede para receber uma tinta mais escura (idealmente a que está paralela à parede onde está a porta, de forma que a porção colorida seja a primeira coisa notada no cômodo). Pequenos objetos, como almofadas e mesinhas, também podem dar um toque de cor. Caso você prefira apostar em algo mais seguro ou não queira planejar muito as cores, aí sim seu ambiente deve ser majoritariamente neutro. Não tem erro!

Tapetes para ambientes pequenos

Aos escolher tapetes, muito cuidado para não adquirir uma peça que faça o ambiente parecer ainda menor. O ideal são as versões grandes, que “somem” embaixo de um dos móveis (se as bordas da peça ficarem embaixo de dois móveis, você terá mais dificuldades na hora da faxina). Outra boa opção é que as bordas encostem exatamente nos pés da mobília, sem ficar sob ela. Invista em tapetes personalizados para ter uma peça perfeita para seu ambiente pequeno!

Ambientes pequenos com espelho

Espelhos dão sensação de prolongamento ao ambiente, sendo seus aliados na decoração de locais menores. Use e abuse deles para fazer com que seu cômodo pareça muito mais amplo do que realmente é!

Iluminação

Assim como no caso dos espelhos, os ambientes pequenos bem iluminados parecem mais amplos do que realmente são. Evite bloquear fontes de luz e, caso possa usar janelões, aposte sem medo!

Móveis multifunção

Pufes que viram mesas de centro, sofás-camas, mesas retráteis… Quando você tem pouco espaço, este tipo de mobília é uma ótima opção para economizar espaço.

Nichos e estantes

Se você tiver pouco espaço para apoiar objetos no chão, suba pelas paredes! Nichos e estantes são excelentes para guardar livros, pequenos objetos decorativos, vasos de plantas, etc. Atenção aos cantinhos: estantes nas quinas ótimas para guardar seus objetos. Na cozinha, colheres e panelas penduradas podem até mesmo se tornar objetos decorativos.

Móveis modulados

O ideal para ambientes pequenos é apostar em móveis planejados que se encaixem perfeitamente em sua casa. Porém, com cada vez mais pessoas vivendo de aluguel, este investimento nem sempre vale à pena. Assim, aposte nos móveis modulados, que têm um custo mais baixo, são entregues rapidamente e podem ser removidos e desmontados em caso de mudança.

Menos é mais

Um ambiente pequeno entulhado de móveis e objetos parece ainda menor. Fuja do acúmulo de móveis e use apenas o essencial. Para dar uma sensação de leveza, seja criativo e pendure móveis pequenos e leves nas paredes ou no teto, de modo que o chão fique livre.

Posted in #DicasCasaBrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *